domingo, 3 de maio de 2009

FEJOG – Uma História de Realizações

Quando a Fraternidade Espírita Joseph Gleber foi fundada, ninguém ainda tinha noção das proporções que essa Casa atingiria.
Auxiliando dezenas de encarnados e milhares de desencarnados (estimativa feita pelos próprios trabalhadores espirituais da Casa), a FEJOG é hoje a realização do sonho de tarefeiros que, com coragem e iniciativa, em uma pequena loja comercial, deram o ponta pé, ou melhor, a assinatura inicial para a fundação desta Casa bendita.

Da pequena loja ao sobrado branco
Tempos após a inauguração, percebeu-se que a lojinha não comportava mais as necessidades da Casa. Agora, era preciso crescer, era preciso arriscar!
Dois tarefeiros, amigos da Fraternidade desde seu início, indicaram o pequeno sobrado branco em Itaparica. Local antes utilizado para tarefas pouco elevadas, o sobrado viu raiar em si mesmo a aurora de novos tempos.
A FEJOG necessitava de um espaço maior e foi com muito amor e suor que se começou a estruturar o novo local para que tivesse o mínimo de condições para atender o público.
Aos poucos, novos tarefeiros foram chegando e trazendo com eles a vontade firme do trabalho no Bem.
Foram, então, surgindo, oficinas e estudos diversos. As primeiras crianças também chegaram e, com elas, a necessidade de se implementar a Evangelização.
E, foi assim, com as crianças de somente duas famílias na Evangelização, com uma turma de estudos do ESDE na segunda e com um grupo novo de estudos da mediunidade no sábado que a FEJOG comemorou o primeiro ano de sua existência.

Um ano de FEJOG
Ao som do coral da UEC (casa co-irmã), numa sexta do mês de aniversário da Casa, a FEJOG se embala em novos sonhos para o futuro. E como que para fechar com chave de ouro as comemorações do primeiro aniversário, Bartira, uma grande amiga de nossa Fraternidade, delicia a todos com um domingo maravilhoso regado à Moqueca Capixaba.
Nosso primeiro almoço fraterno, a “Moqueca Fraterna”, teve mais de 60 (sessenta) convites vendidos. Havia gente em todos os cômodos da Casa refletindo a grandiosidade em que havia se transformado a FEJOG.

Uma casa que não parava de crescer
A Casa agora estava repleta de jovens que se movimentavam e se organizavam em todos os setores possíveis para ajudar.
Durante a semana, as reuniões mediúnicas lotavam o salão. A cada dia o espaço tornava-se menor para a quantidade incrível de pessoas que vinham procurar ajuda na Casa. Os estudos também atraiam cada vez mais gente e surgia, então, a necessidade de aumentar o espaço físico existente.
Foi convocada uma Assembléia Geral para a indicação e nomeação da nova diretoria e dos novos membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal. Aproveitando o ensejo, colocou-se em pauta a discussão sobre uma obra de expansão da Casa.
A proposta foi aprovada e, na semana seguinte, começou-se a obra do novo salão.

Uma gente festiva, de alma alegre.
São duas as coisas que mais marcam a história de nossa Fraternidade: uma delas é a bravura e o comprometimento de seus trabalhadores, que se empenham até o limite de suas próprias forças no intuito de ajudarem a construir uma Casa melhor para todos nós; e a outra é a alegria dessa gente que não perde a oportunidade de estar junto uns dos outros, compartilhando as vitórias e as dificuldades do caminho.
Além das festas em datas comemorativas como Dia das Crianças e Natal, o segundo semestre de 2008 foi recheado de confraternizações, com direito a churrasco no dia 07 de setembro, e o Amigo Oculto e a Prece Natalina, em dezembro. Todos esses encontros tinham um único objetivo: o de promover a maior integração entre os freqüentadores da Casa.

Trabalho também traz alegria
Mas a maior alegria de todas para todos nós sempre foi a oportunidade de trabalho que a Casa nos oferece. Com as portas sempre abertas para todos os que queiram se engajar, a FEJOG destinou os meses de janeiro e fevereiro deste ano para promover a capacitação de seus tarefeiros.
Mostrando-se cada vez mais organizada administrativamente, a FEJOG implementou um calendário próprio, com as datas dos eventos que serão promovidos pela Casa durante todo o ano e estabelecendo meses temáticos que nos possibilitam maior aprofundamento nos estudos e no trabalho, como pôde ser verificado em março, mês destinado à Assistência Social, em que numa grande gincana conseguimos alcançar números expressivos de arrecadação de alimentos e de kits formados especificamente por produtos para serem doados ao Avedalma.

FEJOG em números
- 04 salas de estudo e reuniões mediúnicas, 01 salão, secretária, cozinha, despensa e sala específica para guardar o material da evangelização e do doutrinário;
- 03 turmas de ESDE, 02 de EMED e 01 turma destinada aos estudos de nossos amigos da CCEI;
- 04 turmas de evangelização, 01 turma de mocidade;
- Aproximadamente, 09 grupos de reunião mediúnica, cerca de 30 médiuns;
- Nova estrutura organizacional com: 02 vice-presidências, 06 departamentos e 14 coordenações;
- Por volta de 10 palestrantes membros da própria Fraternidade.

Essa é a nossa FEJOG que este mês comemora seus 02 (dois) aninhos de vida, já como gente grande.
Essa é a FEJOG que VOCÊ, tarefeiro abnegado construiu.

PARABÉNS, FEJOG!!!
PARABÉNS, VALENTES AMIGOS DA FRATERNIDADE ESPÍRITA JOSEPH GLEBER!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir conosco!